Aqui abordaremos alguns temas relacionados a Urologia:

Atravé dos nossos contatos, você, pode solicitar alguns temas que podemos abordar de maneira informativa nesse nosso canal.

Agradecemos a colaboração!

( Estas informações tem caráter informativo, não servindo como meio/orientação de diagnóstico ou tratamento)

Pensamento do homem no sofá

Linhas de Tratamento:

1 - Mudança de estilo de vida, psicoterapia; 2 - Tratamento Farmacológico Oral;

3 - Tratamento Farmacológico Injetável;

4 - Prótese Peniana.

Disfunção Erétil

Patologia mais frequente na terceira idade, porém, pode ocorrer em qualquer faixa etária. No mundo atual tem se tornado cada vez mais frequente em adulto jovens e até adolescentes por diversos motivos. Sabemos a dificuldade do paciente de falar abertamente sobre a ocorrência desse fato e por isso destinamos o máximo de atenção ao paciente e sua companheira para o melhor diagnóstico e tratamento. Sabemos também que a impotência sexual ocorre com gênese em 2 principais fatores: FÍSICO E MENTAL. É sempre importante buscar auxilio de um profissional, da área, no momento em que essa patologia passar a fazer parte da rotina de um casal. Primeiro objetivo na consulta é acalmar, é importante informar a frequência dessa patologia nos dias atuais e saber também que há tratamento. Após identificar a causa, iniciamos a abordagem terapêutica em 4 linhas (mencionadas ao lado). Hoje sabemos a importância dos diferentes tipos de tratamento e na consulta sempre buscamos direcionar o melhor para cada caso. 

Casal distanciou

Linhas de Tratamento:

1 - Mudança de estilo de vida, psicoterapia; 2 - Tratamento Farmacológico Oral;

Ejaculação Precoce

Patologia muito frequente no consultório. Tem uma forte influência psicológica e social. O estresse e a ansiedade tem prejudicado muito a vida sexual dos homens.

Nesse caso sabemos que tanto o homem como a mulher chegam ao consultório com grande sobrecarga emocional, uma vez que a ejaculação acelerada prejudica o relacionamento e o convívio do casal, os dois não possuem satisfação durante o sexo e isso trás graves repercussões. O tratamento exige uma equipe multidisciplinar e pode levar longos períodos, não existe fórmula mágica. O importante é ter ciência que tem tratamento.  

Sombra do casal

Linhas de Tratamento:

1 - PESA/TESE e Micro-TESE

2 - Ajuste Hormonal

3 - Reversão de Vasectomia 

Azoospermia

A azoospermia se caracteriza pela ausência de espermatozoide no ejaculado. Didaticamente temos dois tipos de azoospermia: 1) Azoospermia Obstrutiva (Há uma obstrução física/mecânica a passagem dos espermatozoide, impedindo-os de chegara ao eu destino final. Ex: Vasectomia). 2) Azoospermia Não-Obstrutiva (Ex: alterações genéticas, hormonais, disfunções testiculares). Uma boa história clinica associado a um espermograma confirma o diagnóstico, porem, ara definir a causa podemos necessitar de exames complementares como estudo genético, exames de imagem e até biópsia testicular. Casai que tem esse diagnóstico não se desesperem, oriento que procurem uma avaliação com um especialista, muito casos possuem tratamento. 

Reversão.png

Observação: Na Tabela (1) abaixo temos a relação entre o tempo de vasectomia e a chance de sucesso e a chance de gravidez.

Temos ainda uma foto da nossa equipe se preparando para iniciar uma reversão. 

 

Reversão de Vasectomia

Pacientes com histórico de vasectomia que desejam ter outros filhos possuem dois caminhos: Reprodução Assistida ou Reversão da Vasectomia. Para tomar essa decisão alguns dados são MUITO importantes, como: tempo transcorrido desde a Vasectomia, características dessa vasectomia, idade do Homem, idade da esposa, perfil de fértil da esposa. Dessa forma para uma decisão acertada o ideal é que o paciente passe por uma consulta/anamnese e exame físico, de preferência com a esposa. O período ideal para realizar a cirurgia seria abaixo de 8 anos de vasectomia. Porem isso não impede que possa ser feito depois. Com o avanço tecnológico (Microscópio) os resultados tem se mostrado cada vez mais satisfatórios, tornando obsoleto técnicas que usam lupas ou "olho nú". 

QIBQ7098.JPG
Reversão.png